You are currently viewing O que é Planejamento Patrimonial?
Brazilian woman at her work writing in a notebook with cup of coffee, tablet and glasses.

O que é Planejamento Patrimonial?

Planejamento Patrimonial é “conjunto de estratégias jurídicas que objetivam definir em vida, a melhor forma de sucessão, preservando ou não a administração dos bens nas mãos do instituidor do patrimônio.”, ou seja, éconjunto de estudos e orientações referentes a uma situação patrimonial, considerando-se também todas as circunstâncias pessoais, com a explicitação das consequências jurídicas entre vivos e causa mortis.

Realizar um plano de ação é essencial para garantir o bom andamento da transição de sucessão familiar, já que nele estarão descritos os bens, os herdeiros e a divisão de patrimônio. Além do mais, pode ocorrer que os familiares sejam convidados a discutir possibilidades e entrem em acordo sobre a partilha dos bens junto ao fundador.

Com o alinhamento, o planejamento evita desentendimentos familiares em decorrência de disputas futuras pelo patrimônio, sem contar com a economia tributária gerada.

 A divisão de bens é feita de forma antecipada, menos dolorosa e menos onerosa do que via inventário judicial, após a análise e planejamento para o caso concreto poderão optar por ações como por exemplo:

  • Doação dos bens em vida, em favor dos beneficiários;
  • Usufruto
  • Testamento como ato de disposição de última vontade;
  • Implementação de uma holding familiar, empresa que vai concentrar e distribuir os bens da família em quotas sociais, com doação das quotas em vida aos herdeiros com reserva de usufruto.

Portanto, para um bom planejamento patrimonial, é necessária uma assessoria para a realização de plano estratégico e sua implementação.